-
Arquitetos: Studio Rain
- Ano: 2020
-
Fotografias:Rachel Jayne Mackay
-
Fabricantes: Abbey Timber, Cemintel, Laserlite, Metro Reusables, Sauna and Steam
"Atmosphere: A Revival" é a instalação de uma sauna feita pelo coletivo de arte e arquitetura de Sydney, Studio Rain. O trabalho procura promover o bem-estar individual e social através do reavivamento da cultura balnear ao longo do rio Yarra.
A sauna é inspirada nos rituais de banho escandinavos e japoneses, onde os banheiros públicos oferecem aos membros da comunidade um espaço para se concentrarem no corpo em um nível coletivo. À medida que a população cresce e os espaços públicos continuam diminuindo, os níveis de ansiedade e solidão aumentam. O trabalho tem como objetivo abordar esses sintomas urbanos, envolvendo os visitantes em um ritual público íntimo. Por meio do aumento da consciência sensorial, os visitantes são convidados a explorarem conexões mais profundas consigo mesmo, com os outros e com a natureza.
Uma reativação temporária do que antes era um destino icônico de natação entre as décadas de 1920 e 1960, o projeto inspira maneiras pelas quais o Yarra pode ser melhor experimentado. Esperamos abrir um diálogo sobre o papel desse rio na melhoria da saúde e bem-estar dos moradores urbanos.
A filosofia do desenho concentra-se em esbater as fronteiras entre o espaço público e o pessoal. A estrutura foi projetada para incentivar os visitantes a explorarem o limiar entre contato social íntimo e a quietude interior. Os materiais tradicionais são combinados com outros materiais experimentais brincando com níveis de transparência e opacidade. Esses materiais permitem que o ambiente natural esteja presente no espaço interno, mantendo uma atmosfera íntima e sagrada.
Projetada para estar completamente fora da rede de energia elétrica, a sauna é uma estrutura leve e pré-construída, com um impacto sensível no local e no ambiente. A estrutura é feita de madeira recuperada e sobras do processo de construção são reutilizadas para fornecer calor. O design plano e compacto garante que os painéis da sauna possam ser removidos para uma reutilização futura.
Como o rio Yarra atualmente não está em boas condições de balneabilidade, os artistas construíram um "chuveiro de balde" em um trampolim restaurado na margem do rio, onde os usuários podem se refrescar mergulhando teatralmente em água fria. O telhado inclinado da estrutura permitiu que a água da chuva fosse capturada em um barril abaixo, que foi, por sua vez, bombeada para o sistema de duchas com balde.
O coletivo pretende mostrar a sauna como uma instalação itinerante que ativará vários pontos de natação em toda a Austrália.